A partir de 28 de agosto de 1941, pela Rádio Farroupilha de Porto Alegre (RS), entra no ar oficialmente no Brasil a primeira edição do Repórter Esso. Noticiário patrocinado pela Esso Brasileira de Petróleo, com o objetivo de divulgar, principalmente, o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, onde o Brasil havia acabado de entrar ao lado de forças aliadas.

Fruto da chamada “política de boa vizinhança” dos Estados Unidos com países da América Latina (seus aliados na guerra), antes de estrear em nosso País, o programa já existia em cidades como Nova York (Estados Unidos), Santiago (Chile), Havana (Cuba), Buenos Aires (Argentina) e Lima (Peru).

De um escritório de uma agência estrangeira de publicidade do Rio de Janeiro, ia ar o Repórter Esso, que tinha como fonte as notícias distribuídas pela agência internacional de notícias UPI (United Press International).

Centenas de locutores daquela época se candidataram para apresentar o noticiário, mas uma voz se destacou muito mais do que todas as outras e Heron Domingues foi o escolhido para desempenhar a função que iria marcar o seu nome na História.

Boa parte da grande credibilidade do Repórter Esso junto aos ouvintes na época da guerra foi resultado da locução de Heron Domingues.

Subscribe