13:51

"Voz de Veludo"

|

Durante quase 30 anos o mais famoso telejornal brasileiro (o Jornal Nacional) foi apresentado por Cid Moreira. Uma das vozes mais marcantes da imprensa falada do país. Cid Moreira nasceu na cidade de Taubaté, no estado de São Paulo, em 29 de setembro de 1927 (há 82 anos) e está em atividade há 62 anos (desde 1947).

O homem da “voz de veludo” começou como contador na Rádio Difusora de Taubaté (SP), mas como tinha uma voz muito grave e bonita chamou a atenção, sendo logo convidado para ser locutor da emissora. Foi narrador de documentários para cinema, apresentou um noticiário semanal produzido por Carlos Niemeyer (Canal 100) e atuou até como ator (em 1955) no filme “Angu de Caroço”, voltando ao cargo de narrador em 1958, no filme “Traficantes do Crime”.




Na estréia do Jornal Nacional (da Rede Globo de Televisão) em 1º de setembro de 1969, Cid Moreira fez “dobradinha” com Hilton Gomes, e permaneceu na bancada até 1996 (durante 27 anos), sendo um recordista como locutor que mais tempo esteve à frente de um mesmo telejornal.

Decidiu então encarar um desafio e conseguiu. A locução na integra, em linguagem atual, da Bíblia Sagrada. Outros CDs bíblicos também foram gravados na voz de Cid e alcançaram um imenso sucesso de vendas, chegando a 30 milhões de cópias.




Subscribe