No ano de 1920, através da ampliação dos recursos do bocal do telefone, o microfone surge nos Estados Unidos e pouco tempo depois nasce a radiodifusão.

A empresa responsável pela descoberta (Westinghouse) fabricava aparelhos de rádio para as tropas da Primeira Guerra Mundial e com fim do conflito ficou com um grande estoque dos aparelhos encalhados.


Em 1921 os americanos contavam com quatro emissoras e até o final de 1922, já eram 382 e a chegada do rádio comercial não demorou, pois as emissoras já reivindicavam o direito de sobreviver com seus próprios recursos.

Já em 7 de setembro de 1922, durante o discurso do Presidente Epitácio Pessoa, no Rio de Janeiro, acontecia a primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil. Em solenidade que comemorava o centenário da Independência do Brasil foi instalado um transmissor no Alto do Corcovado. A época ficou conhecida como a “Era do Rádio”.

Considerado o “pai do rádio brasileiro”, Edgard Roquete Pinto, juntamente com o engenheiro industrial, geógrafo e engenheiro civil francês, naturalizado brasileiro Henry Morize, fundou em 20 de abril de 1923, a primeira estação de rádio brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

Subscribe